Philip Kotler, o pai do marketing

Nascido em Chicago em 1931, filho de imigrantes ucranianos, Philip Kotler é mestre em economia pela Universidade de Chicago, doutor em matemática pela Universidade de Harvard e doutor em ciências comportamentais pela Universidade de Chicago. E também PHD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT. Atualmente, é professor na Universidade de Northwestern, onde leciona sobre Marketing Internacional e é considerado o pai do marketing, sua figura e obras são foco de estudo obrigatório para todos aqueles que desejam trabalhar nesse tipo de mercado.

Autor de grandes obras como:  Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing, Marketing de A a Z, Princípios de Marketing, entre outras obras. Kotler atuou como consultor de grandes empresas como: a IBM, Michelin, Bank of America, Merck, General Electric, Honeywell e Motorola – nas áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional. E apresentou seminários sobre os últimos desenvolvimentos do marketing em grandes centros ao redor mundo, sendo considerado um dos mecardólogos mais importantes da história.

Criador de termos como Marketing Social, Demarketing, segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor, marketing estratégico, posicionamento de marcas, entre outros. Kotler acreditava que o marketing era uma parte essencial da economia e que a demanda era influenciada não só pelo preço, mas também pela publicidade, promoções de vendas, força de vendas, mala direta, e várias instituições (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) que funcionavam como canais de distribuição. Ele liga o lucro à satisfação do consumidor e com o bem-estar da sociedade. Kotler acredita que o propósito de elevar o bem-estar do consumidor, o marketing tem que ser colocado no centro da estratégia da empresa e ser praticado por todos os gestores.

“À medida que o ritmo de mudança acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade.”

– Philip Kotler

Alguns dos prêmios recebidos pelo autor são, em 2005, Kotler foi considerado o 4° maior guru de negócios pelo jornal Financial Times, no mesmo foi considerado também o maior especialista na prática do marketing. E em 2008, o The Wall Street Journal o considerou a 6ª pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Quer saber mais sobre Marketing? Fique atento ao nosso site e as nossas mídias sociais.

Por Alêssa Bastos – Redação IDG4