Marketing digital: Entenda como funciona

Com a revolução do mercado e o “boom da internet” no início dos anos 2000, fez com que surgisse uma nova modalidade de marketing e publicidade, o chamado Marketing digital. Mais direcionado, dinâmico e mais abstrato que o marketing tradicional, o Marketing digital utiliza o ambiente virtual como meio para divulgação e comunicação com o seus públicos-alvo, criando uma atmosfera favorável para fortalecimento da marca.

O Marketing Digital usa mídias sociais, e-mails marketings, sites, vídeos promocionais e propagandas interativas como ferramentas e veículos de propagação da “mensagem”; através das redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, recebem feedback instantâneo dos consumidores, identificam possíveis nichos de investimentos e áreas onde são necessários melhorias. Hoje, a internet e o marketing digital, servem como termômetro da situação de uma marca dentro do mercado.

Como funciona o Marketing Digital?

Por se tratar de um ambiente mais dinâmico como a internet, é necessário antes de tudo a contratação de uma agência digital especializada nesse tipo de mercado, que elaborará e executará uma estratégia digital especifica para seu tipo de negócio. Essa estratégia levará em conta fatores com o nicho no qual sua empresa está inserida, o objetivo estratégico organizacional, troca de informações essenciais, entre outros.

Nas etapas seguintes, serão realizadas a elaboração de campanhas especificas, direcionadas para o público-alvo do seu negócio, através de mensagens que visam atrair sua atenção e despertar o interesse pelo produto/serviço oferecido. Dessa maneira, busca-se aumentar o engajamento dos consumidores, fidelizando-os e fortalecendo a marca ao longo desse processo.

A consequência final para o Marketing Digital, o aumento de vendas, é fruto de todo esse trabalho e varia conforme o tipo de produto oferecido.

Contudo, é preciso que o empresário tenha em mente que o papel do Marketing Digital é fomentar o nome da marca dentro do mercado, atraindo novos consumidores e fidelizando os antigos. É um mecanismo de propagação e captação, não necessariamente de vendas; o aumento dessas é uma consequência natural de uma campanha bem executada e do quão atrativo e/ou facilmente acessível o produto/serviço for.

Por Alêssa Bastos – Redação IDG4